quarta-feira, 8 de julho de 2015

Andorra Ultra Trail, MITIC 112km 9700D+ 30H28 ida ao Comapedrosa

    

Muito há para falar desta aventura por Andorra, é pena que só mesmo indo lá e viver aquilo é que se sente, tal como eu já tinha lido e pesquisado, mas só agora depois de lá ir é que consegui perceber.
    


    Penso que o principado de Andorra se divide em 2 zonas distintas, a parte abaixo dos 2000mts como imensas árvores típicas dos Pirenéus e as zonas altas mais descampadas, ora com enormes pastos e riachos da neve, ora de rochedos,  em em todas com trilhos e caminhos escondidos, em todas sempre com riachos do degelo.


    No primeiro dia em Arcadis, no nosso passeio de descompressão e adaptação a 2400mts, o estágio de andar no gelo/neve iria revelar-se fundamental, pois este ano os picos ainda tinham neve/gelo em algumas passagens e o skisku foi inevitável :-), desse primeiro dia ficará retido na memória o voo das 5 águias que nos sobrevoavam, foi espectacular.

    Desde 2013 que namoro Andorra e desde essa data que falava no gosto de participar na Ronda del Cims, depressa o meu meio me abriu os olhos e conseguio demover-me, em 2014 foi um desastre, e quando me foi apresentado o MITIC pelo Miguel e toda a sua paixão por Andorra, depressa percebi que esta versão era acertada, não dava o passo maior que a perna, iria ficar a conhecer a morfologia da prova, iria fazer 2 noites, iria aos sitios mais duros, e acabava por ser mais dura por km que a Ronda 172mts positivos para os 160mts da Ronda, sim basta perceberem que aos 92km de prova no MITIC leva-se 9700d+ este seria o grande desafio 2015.

    A Ana com o trabalho a apertar na escola não pôde ir, o Miguel que também iria participar, devido à sua recuperação estar a demorar mais tempo que o esperado, não pôde participar, seria a Daniela e eu no MITIC, e mais 5 Portugueses, na Ronda (170km 13400d+) estariam 8 Portugueses, na Celestial (85km 5000d+) 1 Português e na Maratona (42km 3500d+) 9 Portugueses, os 25 bravos do pelotão.

   A Celestial é a menos agressiva em termos de acumulado, logo uma excelente opção para aquele trailer mais na descontra, começa à meia noite, mas como às 5 da manha já é dia, depois tem 17 horas de dia :-), esta versão vai dar animo à malta do MITIC na noite.

    Ronda partiu sexta às 07h00 da manhã, ainda deu para ir ver um bocado ao almoço ao abastecimento dos 30km em Arcadis onde pude ver os duros da Ronda e o Mota, o Pedro andava a aproveitar as vistas e a distanciar-se da prova.

    18H00 dormir? descansar? quem consegue? lol modo MITIC ON, começar às 22H00, começar quando começamos a bucejar de sono, zzzzzzzzzz, quando de repente começam a tocar os tambores, faltava menos de 30 minutos para as 22H00, o coração estava a bombar aos ritmo dos tambores, daqui até Margineda foi tudo muito instintivo a adrenalina tinha percorrido o meu corpo todo.

    Quando tocam os sinos de Ordino a dar as 10 badaladas é dada a partida. Ultra? 112km? 9700d+? Comapedrosa? quando dou por mim temos 5 kms em terreno falso plano a subir, ao fim de 5 km levava 28 minutos, e estava ai a meio do pelotão, passado um pouco atravessamos a estrada e começamos a subir, UFA estava a ver que não começávamos a subir :-)) as longas e longas subidas, duras e técnicas, um pouco mais aqui, outro pouco mais ali, passava 2, passavam-me 1, lol, a meio já quase ninguém passava por ninguém,  nas descidas lá ia o Hélder e ninguém o passava, eheheheh, quando dou por mim estou à entrada de Comapedrosa, 1 km vertical em 2 km de distancia dos 1950mts aos 2950mts, a trepar autênticos calhaus, lá em cima na crista para o lado esquerdo está uma falésia com 1 km vertical, a malta da gaita de foles está calada, na subida só 1 passou por mim, na descida passei uns 10 eheheh.


   E sempre com este espirito lá fui andando até Bony de la Pica, onde amanheceu eram 05h00, faltava-me a brutal descida para Margineda 1500mts de desnivel em 7,5km demorei perto de 1 hora e 40, cheguei ao saco cansado mas descansado, descansado pois iria fazer a subida mais longa pela fresquinha e longe do calor do meio dia, mas estava pálido, estava mal disposto, o Miguel e o Pedro foram impecáveis grandes amigos, tomei um brufen e fui serra acima bem na descontra tipo subida do Curral das Freiras, fui 1 hora a pingar água o meu corpo estava a limpar os bichinhos que me puseram mal disposto :-), sabia que agora até ao fim da tarde iria ser dificil recuperar força, e que teria que gerir as subidas e deixar soltar nas descidas, aqui nesta subida percebi que as 24 horas estavam perdidas e que poderia tentar as 28 horas.

    Acho que o caminho para o col de Pessons não esquecerei, o trilho ao lado do rio, a quantidade de banhos, enchi os cantis de água fresquinha do gelo, os terrenos cheios de poças e riachos, e o calor 34 graus...começou o fotógrafo :-) o col de Pessons é de uma beleza indescritível, por entre os seus calhaus, a vista é a perder, a descida é fantástica.



    A meio do caminho do 2º saco um rapaz da org informou que teríamos de seguir cerca de 1 km o estradão e descer, era a subir e quando vi a malta ia lá em baixo, bolas tinhamos perdido as fitas, nesse engano passaram os 7 que tinha passado na descida, perdi muito tempo, estas desatenções pagam-se caras, depois lá engrenei mas os meus pés estavam a dar sinal, tinha que urgentemente trocar os ténis e meias, as bolhas estavam a aparecer e aonde eu estava bem que era a descer as bolhas iriam começar a ser outro travão.

    Cheguei ao saco todo frustado de me ter perdido e dos pés estarem a ceder, novamente o Miguel e o Pedro estavam lá e foram uma grande ajuda e apoio, quando abro o saco caiu-me tudo fiquei desesperado, os outros ténis bons tinha-os posto no saco de Margineda, e neste saco uns velhos da ASICS sem rasto, foi o meu fim, nunca mais consegui ter confiança, era escorregadelas atrás de escorregadelas, as bolhas apareceram em força, enfim...mas nem tudo era mau pois nem 19h00 eram estava no saco e a Daniela tinha-me apanhado, faltavam 3 montinhos (como dizia o Miguel só falta 1 montinho).



   A noite estava à espreita, aqui já tinha percebida que se calhar nem as 28h00 poderia dar e que o importante era acabar, daqui até ao final fui sempre em companhia da Daniela, temos ritmos diferentes, mas acho que nos juntámos numa boa altura, era a 2ª noite, as bolhas, o cansaço...

    Quando estávamos a 1 terço de acabar o penúltimo montinho, cai a noite eram  22h00, faltava acabar a subida, fazer uma pequena descida( atenção quando falo pequena, são 500mts de altitude em terreno extremamente técnico e desnivelado) abastecer, fazer o último montinho ( atenção foi um filme de terror, o gráfico mal, a meio temos um plano na encosta ai a 2500mts de altitude a atravessar gelo\neve) onde dei um espectáculo de quedas (malditos ASICS) mas lá chegámos ao pico e começamos a descida interminável para a meta de 20kms, foda....bolas até Sorteny o abastecimento foram 800 mts de desnivel em terreno intragável, mesmo depois de Sorteny ainda apanhámos técnico, riachos, subidas no meio das descidas, um autentico terror :-)

    Foi bom chegar a Ordino ter os amigos Miguel e Pedro acordados à espera e a fazerem companhia nos últimos 500 mts, a eles o meu obrigado, obrigado e parabéns à Daniela, foram 30h28 e podia ter sido mais, como também poderia não ter acabado, por isso tenho que ficar feliz.



    Vim a Andorra, acabei o MITIC e sabendo o que se passou na prova, e corrigindo algumas coisas, sei que esta prova para mim é prova para 24h00.

    Cada momento desta aventura fazia-me lembrar sempre provas que eu já tenho concluidas, hoje sei que quem tiver o UTSM pelos charcos\bolhas e calor, o MIUT pelos desniveis e amplitudes térmicas, e degraus, UTAX  e FREITA pela técnicidade e agressividade, são pessoas que podem ousar vir a Andorra, nós por cá até temos umas provas que nos dão bagagem, só temos é de as completar respeitar e aprender com elas.

    Passado uns dias de ter terminado esta aventura apoteótica sinto que já posso ousar tentar a Ronda, não sei quando poderei voltar, ás vezes não basta ter nozes tem que haver dentes lol, se voltar por certo será para tentar a Ronda tal como tentei o MITIC, sem medo e sem vergonha, tentei as 24h00 e acabei com 30h28, tentar a Ronda e tentar as 40h00 ;-)

    No final sinto-me orgulhoso pois, tenho umas bóias, não tenho treinador. Tipo bad boy!
    

   
   

1 comentário:

  1. Bem...daqui a duas semanas vou tentar também, o teu relato foi bastante útil, vamos lá ver como corre, Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar